Visita do Padre Chagas à Vice Província Santa Gema na Tanzânia

O Padre Francisco das Chagas Silva Marques, cp – Conselheiro Provincial – representando o Superior Provincial, Pe. Leudes Aparecido de Paula, cp – esteve com os religiosos da Vice Província Santa Gema na Tanzânia, visitando várias comunidades. A Província Getsêmani e a Vice Província Santa Gema mantêm a solidariedade na formação e na missão onde os estudantes (postulantes) moçambicanos são acolhidos na referida Vice Província para estudarem filosofia. E agora também a solidariedade no noviciado, na qual a Vice Província acolherá dois noviços para a experiência do noviciado e aprofundamento do carisma.

Para o Pe. Chagas a visita é um momento de fraternidade e também de fortalecimento para a missão:

A minha estadia na Vice Província Santa Gema designada pelo Provincial Pe. Leudes e demais conselheiros se deu em vários momentos importantes de conhecimento, de fortalecimento e pontes nas relações das duas entidades. A parceria já é antiga e efetiva desde quando começaram a surgir as vocações frutos da missão da Província Getsêmani em Moçambique. Antes essa parceria era nas etapas do Postulantado e Juniorato. Agora demos mais um passo na etapa do noviciado. Estamos com dois jovens preparados para essa etapa, o Ambrósio e José Darson, nossa Província decidiu enviá-los para fazer o Noviciado em Itololo. O noviciado contará com 14 Noviços: 2 da Província Getsêmani (oriundos de Moçambique) 2 da Vice Província da Zâmbia,  3 de Angola e 7 da Tanzânia. O Pe. Antunes e eu representamos a Província Getsêmani na acolhida dos novos Noviços e na celebração da profissão dos votos dos que estavam encerrando.

O primeiro momento foi na Comunidade de Dar es Salaam. É uma comunidade em que a casa além de abrigar a fraternidade religiosa funciona também como casa de hospedagem (hotel) que possibilita a arrecadação de recursos financeiros para a Vice Província. Nessa mesma Comunidade vive o Superior da Vice Província Pe. Josephat Kiwori.

A segunda etapa da minha estadia se deu com a visita à comunidade do Postulantado em Arusha onde temos 3 estudantes: Lucas, Pedro e July. Nesta Comunidade o Pe. Antunes Taibo, cp trabalha como Vice Formador. O encontro foi fecundo pela acolhida seja por parte dos religiosos Pe. Kilasara, Pe. Kilemi, Pe. Antunes e pelos estudantes. Tive a oportunidade de conversar com todos eles.
Durante a visita pude prestigiar também o ingresso dos 14 novos Noviços e a solenidade de profissão dos 4 noviços que estavam fazendo os votos temporários. Foi uma acolhida calorosa tanto dos superiores quanto pelos demais membros que compõem a comunidade.

Num terceiro momento visitamos o noviciado em Itololo, na Festa da Assunção de Nossa Senhora. A Comunidade fica bem retirada e distantes da vida urbana. As estradas de acesso são bem precárias. Itololo é um vilarejo que está nas encostas das montanhas. É um lugar paradisíaco com uma natureza exuberante, extremamente silencioso, onde a temperatura cai bastante durante a noite. É um lugar excelente para quem quer se retirar para relaxar, meditar e encontrar com a vida interior. O noviciado, no modelo pensado por São Paulo da Cruz, está no lugar certo, é ideal para a experiência de solidão.

Minha gratidão ao Provincial Pe. Leudes e demais conselheiros por essa designação de representar a Província Getsêmani, aos religiosos da Vice Província Santa Gema e a agradável companhia do Pe. Antunes Taibo, cp que solicitamente me acompanhou colaborando nas traduções do swahili e inglês. Que Deus abençoe a Família Passionista.

Conheça um pouco sobre a história

A Missão Passionista em Moçambique, na África, é hoje mantida pela Província Getsêmani e consiste no acompanhamento espiritual e humanitário na cidade de Pemba, Província (Estado) de Cabo Delgado. A Comunidade Passionista São Paulo da Cruz é formada pelos religiosos: Pe. Armindo Baltazar, cp; Pe. Baltazar Antônio, cp e o Pe. Antunes Taibo, cp (que no atual momento está na Vice Província Santa Gema colaborando na formação dos estudantes). Também acolhe os jovens que desejam fazer o aspirantado para o primeiro contato com a vida fraterna e busca conhecer de perto o carisma Passionista.

Rezemos pelos nossos irmãos religiosos e pela nossa missão na África.