Itinerário Vocacional

ITINERÁRIO VOCACIONAL

Primeiro Contato

O primeiro passo é o contato vocacional com algum religioso passionista ou com os responsáveis pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional). O candidato não precisa ficar preocupado em ser pressionado a dar algum passo a mais. Nós respeitamos a liberdade daquele que nos procura em decidir qual é o momento certo de começar o acompanhamento vocacional, se for o caso.

Algumas paróquias têm uma pastoral especifica voltada à animação vocacional. Caso o candidato queira – e tenha essa pastoral em sua paróquia – seria ótimo participar deste tipo de grupo, uma vez que o mesmo vai ajudá-lo a discernir se de fato é chamado a Vida Religiosa ou a Vocação Diocesana (clero secular) ou até mesmo a uma outra vocação.

Acompanhamento Vocacional Passionista

Caso o candidato sinta algum tipo de atração pela Vida Religiosa Passionista, é o momento de ter um acompanhamento mais específico. O acompanhamento vocacional passionista é feito por um período mínimo de um ano. O acompanhamento envolve visitas, conversas sobre a vocação e encontros vocacionais. O SAV da Província Getsêmani vai orientar o vocacionado neste tempo.

Aspirantado (Propedêutico)

Trata-se da primeira experiência comunitária conosco, por um período mínimo de um ano. Neste momento, o vocacionado torna-se um formando passionista.

Critérios de admissão: vivência eclesial, abertura para a dimensão missionária, sinais de saudáveis relações interpessoais, capacidade intelectiva, satisfatória saúde física e mental, dentre outros.

Documentos necessários para a admissão do candidato ao Propedêutico:

a) Certidão de nascimento; b) Certidão de batismo e crisma; c) Atestado de bons antecedentes; d) Declaração de vida sacramental, emitido pelo pároco; e) Atestado de saúde; f) Atestado de estudos feitos; g) Aos que já tiveram experiências em outras Congregações ou Dioceses, será pedida uma carta de apresentação do seu Formador anterior ou do Bispo local.

Postulantado

O Postulantado terá a duração de três a quatro anos. Neste tempo, o candidato se dedica aos estudos acadêmicos, especialmente o curso de Filosofia ou outro correspondente de nível superior desde que atenda as exigências de formação para a Vida Religiosa.

O diferencial é que no Postulantado, o candidato fará um curso superior em uma instituição própria e o estudo será o ponto forte desta etapa.

Atualmente, o Postulantado é feito na cidade do Recife (PE).

Noviciado

O noviciado é o período de preparação imediata para a Vida Religiosa Passionista. Tem a duração exata de um ano, sem férias. É um ano de intensa vida de oração e comunitária e estudo de temas relacionados a espiritualidade, Vida Religiosa em geral e Vida Religiosa Passionista em particular. Para tanto, os noviços contam com a orientação de um Mestre e um Vice-Mestre e o apoio da comunidade formativa.

Ao final do noviciado, o candidato emite os quatro votos passionistas (pobreza, castidade, obediência, promover a memória da Paixão de Cristo).

A Nossa Província realiza o noviciado em comum com a Província Exaltação da Santa Cruz, no noviciado interprovincial de São Luis de Montes Belos (GO).

Para o ingresso do candidato no Noviciado requer-se que tenha a idade mínima de dezoito anos e vivência de, no mínimo, dois anos de Vida Comunitária Passionista.

Juniorato

Após a emissão dos votos religiosos, o candidato terá um período provisório (três anos, no mínimo) para aprofundar na vivência passionista e ver se, de fato, é chamado e tem condições para assumir de uma maneira definitiva a Vida Religiosa Passionista. Se sim, solicitará ao Provincial os chamados Votos Perpétuos.

Os religiosos que aspiram ao presbiterato (padre), farão necessariamente o curso de teologia numa instituição idônea.

A formação dos Religiosos que não aspiram o presbiterato não é diferente da que é dada aos demais candidatos. Ainda no que diz respeito à formação acadêmica, se recomenda que estes Religiosos realizem um curso superior de acordo com as aptidões pessoais em discernimento com a Equipe de Formação da Província e o Provincial e seu Conselho.

Com os votos perpétuos (para os candidatos a irmão) ou com a ordenação sacerdotal (para os candidatos ao presbiterato), é encerrada a formação inicial e o religioso entra na formação permanente (para a vida toda).

O Juniorato é realizado no Rio de Janeiro ou em Buenos Aires (Argentina).

JUNTE-SE A NÓS!