Centros de espiritualidade

A nossa Província tem dois centros de formação e espiritualidade: a casa de Nazaré e o CEPA.

O primeiro (Argentina) é a “CASA DE NAZARÉ”, anexo a paróquia Santa Cruz, a residência dos religiosos e ao Colégio Santa Cruz; área conhecida como quadra “Santa Cruz”. Localizada em Buenos Aires.

Carlos Calvo 3121, Buenos Aires, Argentina

+54 11 7700-2210

casanazaretcp@gmail.com

Em 1962 foi o inicio da construção. Em 1965, a conclusão, à dedicação do Pe. Ambrosio Geoghegan. Com o passar do tempo e com a busca de uma inserção na realidade local, o Centro tornou-se um espaço de resistência e de apoio a pessoas e grupos comprometidos com a construção de um mundo mais justo e fraterno e na defesa da integridade da criação.

Ali surgiram os “leigos passionistas”, animados pelos P.P. Eugenio Delaney e Federico Richards.

A Casa Nazaré é uma casa de encontros para: retiros, cursos, oficinas, conferências, seminários. Disponível também para muitos grupos de diversas igrejas e de organizações sociais e de promoção humana.


O segundo (Brasil) é o “CEPA” (Centro de Espiritualidade Passionista), localizado na cidade de Ponta Grossa (PR). Distante 115 Km de Curitiba.

Rua João Batista França e Silva, 848 – Boa Vista

Ponta Grossa – PR – 84072-000

Fone: +55 (42) 3227-1054

A vinda dos passionistas para Ponta grossa, foi motivada pela insistência de Dom Geraldo Pellanda, passionista, então bispo coadjutor desta diocese. A congregação recebeu a área em 15 de abril de 1963. Foi doada pelo Senador Flávio Guimarães para a construção de uma casa de retiros.

A bênção da primeira pedra foi em 12 de abril de 1970, por Dom Geraldo Pellanda. A construção foi feita com recursos da Província e de diversos colaboradores. Dom Geraldo Pellanda cedeu a arrecadação da Campanha da Fraternidade de 1971.

A casa foi inaugurada em 14 de fevereiro de 1973 com a presença de Dom Pedro Fedalto (arcebispo de Curitiba); Dom Geraldo Pellanda; Dom José Lamberto (bispo de Itupeva), autoridades do Estado do Paraná e da Prefeitura de Ponta Grossa. O Provincial Pe. Arthur Somensi e fiéis.

O nome original, sugerido por Dom Geraldo Pellanda, foi “Centro Passionista de Treinamento de Líderes” (CPTL). Em 14 de janeiro de 2008, o nome foi mudado para CEPA (Centro de espiritualidade passionista).

De 15 a 22 de julho de 1982, ocorreu o I Congresso de Espiritualidade Passionista. Já de 06 a 10 de setembro de 2011, aconteceu o Congresso de Espiritualidade Passionista, comemorativo dos 100 anos de presença passionista no Brasil.

Para a Província do Calvário (agora Getsêmani), tornou-se o espaço para Assembleias, Capítulos, retiros e Congressos de Espiritualidade. A casa também é locada para outros grupos de igreja e da sociedade civil.