Dos dias 29 de abril a 04 de maio de 2024, aconteceu em São Paulo, na comunidade Santa Luzia, das Irmãs Passionistas, a Assembleia da CLAP (Conferência Latino-americana Passionista). Foram dias de oração, reflexão, partilha e encaminhamentos para uma melhor integração da família passionista na América.
Participaram os superiores/as maiores: Pe. Leudes (Província Getsêmani), Pe. Henrique (Província Exaltação da Santa Cruz), Pe. Victor (Província Cristo Rei/México), Pe. Juan Manuel (Província SCOR/Espanha), Ir. Denise (Província São Gabriel), Ir. Barbara (Província Sagrado Coração de Maria), Ir. Noemia (Província Rainha da Paz), Ir. Maria Isabel (Filhas da Paixão/México); os Conselheiros Gerais: Pe. Rafael Vivanco e Pe. Eddy Vásquez; do Instituto Secular: Sara Elena (México), Elizabeth Duarte (México); o presidente da Configuração Jesus Crucificado: Pe. Francisco Valadez e os convidados Pe. Cesar Navarrete (México) e Pe. Genésio Garcia (República Dominicana). Também foram convidados para ajudar na animação, o Diácono Francisco Maria (GETH) e os religiosos/estudantes Marco Túlio e Fausto (EXALT). De forma remota participaram o Pe. Juan Manuel Leon (Venezuela), Pe. Alfredo Ocampo (EUA), Irmã Gloria (Colômbia) e Maria Del Carmen (Argentina).
Tivemos duas Conferências: uma sobre a Sinodalidade e Discernimento apresentado pela Sonia Oliveira (Presidente da Conferência Nacional do Laicato Brasileiro) e outra sobre Sinodalidade e Carisma Passionista apresentado pelo Pe. Rafael Vivanco (Conselheiro Geral). Muito se refletiu sobre a importância da CLAP, desde 1988 (fundação) até 2012 quando se parou a caminhada deste organismo.
Revisamos os estatutos da CLAP e decidimos, por votação, mudar a terminologia CLAP para PASSIONISTAS NA AMÉRICA. Elegemos para a função de Presidente o Pe. Eddy Vasquez e Vice-presidente a Ir. Denise Coutinho. Agendamos para o próximo ano, com data a ser definida, no Peru, a assembleia para definir os organismos (antigo FORPAL, ERPAL, CASTELAZZO) e os coordenadores das regiões dos PASSIONISTAS NA AMÉRICA.
A avaliação da assembleia foi muito positiva e todos manifestaram muita esperança na retomada da caminhada em espírito de comunhão e sinodalidade dos PASSIONISTAS NA AMÉRICA.
Pe. Leudes Aparecido de Paula, cp
Superior Provincial - Geth