São Sebastião – São Carlos

Avenida Dr. Carlos Botelho, 2371 – Centro

13560-251 – São Carlos – SP

Fone: +55 (16) 3371-2226


Comunidade Religiosa

  • Pe. Fernando da Silva Oliveira, CP
  • Pe. José Jailson da Silva, CP
  • Pe. Mauro Odorissio, CP

História

O primeiro grupo de passionistas chegou na cidade ao meio-dia no dia 13 de maio de 1932. O convento e a igreja foram adquiridos dos padres jesuítas portugueses, que estavam na região desde o início do século XX, mas que precisavam se desfazer da obra em razão de não estarem numa área geográfica que lhes competia (pelos critérios da Companhia de Jesus).

Por ser uma casa bastante ampla, recebeu também um grupo considerável de estudantes. Já na fundação, recebeu 5 estudantes. No final do ano, mais 7.

No final de 1933, foi adquirida uma área defronte da igreja para festas e quermesses. A capelania da Santa Casa também era responsabilidade dos passionistas.

Originalmente, a igreja só tinha a atual nave central. Em janeiro de 1936, foram inauguradas duas capelas laterais: uma em homenagem a São Paulo da Cruz e outra, a Santo Antônio. Em 1938, foram construídas as duas naves laterais. E em março de 1945 foi inaugurado o órgão de tubos e três anos depois o relógio da torre.

A partir de 1948, a casa começou a acolher os seminaristas do curso colegial (segundo grau). Em 1962, começou a construção de uma nova ala destinada exclusivamente aos seminaristas.

Em 18 de março de 1972, também a Paróquia de São Sebastião; desmembrada da Catedral. Junto com a Paróquia São Sebastião foi criada também a Paróquia do Tijuco Preto (Nossa Senhora do Carmo) e Vila Pureza (Nossa Senhora de Fátima).

Em 1975 foi instalado o Noviciado nesta casa. O vasto dormitório reservado aos seminaristas foi repartido em quartos menores com um corredor de acesso ao Convento. A inauguração foi em 17 de janeiro. O noviciado permaneceu na residência até o ano de 1982.

Em 1984, a Província entregou à Diocese a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Em 1993, a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. Ficamos com a Paróquia São Sebastião, além do atendimento compartilhado às monjas passionistas e ao trabalho da Pastoral Social (Pão dos Pobres).