São Paulo da Cruz – Pemba

Caixa Postal, 12

Pemba, Cabo Delgado – Moçambique


Comunidade Religiosa

  • Pe. Antunes Mário Taibo, CP
  • Pe. Armindo Baltazar, CP
  • Pe. Baltazar Antônio, CP

História

Janeiro 2001 – Pe. Luiz Fernando veio para a região em nome da então Província do Calvário para conhecer a área oferecida pela diocese de Cabo Delgado (Província no extremo Norte de Moçambique). No ano seguinte, acontece a instalação oficial da comunidade passionista. O dia 10 de março de 2002 é a data da abertura da missão, em Metoro, uns 90Kms de distância de Pemba. Os primeiros residentes são os PP Luiz Fernando Lisboa – que foi nomeado bispo de Pemba em 2013, permanecendo a frente da Diocese até 2021 – e Fernando Domingos Costa.

Com o passar do tempo, houve a necessidade da abertura de uma outra comunidade, desta vez em Pemba, capital da Província de Cabo Delgado. A comunidade foi oficialmente instalada em 25 de maio de 2008, com o nome de São Paulo da Cruz. O objetivo da nova comunidade era ser também casa de formação para os vocacionados de Moçambique.

A comunidade de Metoro foi desativada em 2018 e a Província ficou apenas com a Comunidade de Pemba.

A coleta de Quarta-Feira de Cinzas – das paróquias da Provincia e das monjas passionistas – é destinada à nossa missão ad gentes em Moçambique.

O Pe. Latifo Fonseca, ordenado em 08/03/2015, é o primeiro padre passionista de Moçambique.

Os religiosos passionistas atendem em Pemba a Quase Paróquia de Santo Agostinho e acompanham os aspirantes passionistas da região.

Os trabalhos são os mais diversos possíveis: visitas apostólicas às aldeias, celebrações dos sacramentos, acolhida e apoio aos deslocados (refugiados), aulas nas escolas, programas no Rádio, visita aos enfermos, projetos sociais e assim por diante.