Rua Senador Salgado Filho, 855 – Centro
Osvaldo Cruz – SP – 17700-000
Fone: +55 (18) 3528-1136
Comunidade Religiosa
- Pe. Daniel Agostinho, CP
- Pe. João Alceu Perin, CP
- Pe. Joaquim Carlos Lopes Bogalhos, CP
- Pe. José Marques da Silva Sobrinho, CP
- Pe. Rogério de Lima Mendes, CP
História
A pedido de Dom Hugo Bressani, bispo de Marília, os passionistas pregaram Missões em toda diocese durante o ano de 1956. A missão na Paróquia de Osvaldo Cruz foi tão impactante que o Prefeito, Ermínio Elarza, articulou junto ao bispo diocesano, a vinda dos passionistas para a cidade e paróquia. O pároco de então estava impossibilitado de arcar com os trabalhos pastorais necessários.
Houve uma recusa inicial por parte da Congregação, mas o bispo recorreu a Santa Sé, rogando sua intervenção junto ao Geral dos Passionistas. E assim a Paróquia foi destinada aos passionistas.
A Paróquia havia sido criada em 28 de junho de 1946. Ou seja, 12 anos antes da chegada dos passionistas.
Em 5 de janeiro de 1958, Dom Hugo Bressani, deu posse ao primeiro pároco passionista, Pe. Ângelo Grando. A Paróquia compreendia a cidade de Osvaldo Cruz, com inúmeras capelas rurais distantes, além da Paróquia de Salmourão (São João Batista), criada em 25 de março de 1958.
Com a emancipação (fevereiro de 1959) dos distritos de Sagres e Salmourão, elevados a municípios, os passionistas passam a atuar nos três municípios. E em três paróquias, uma vez que a paróquia de Sagres (São Benedito) foi criada em 16 de janeiro de 1960. O que acontece até hoje.
A atual matriz teve seu início em 4 de novembro de 1963 e sua inauguração ocorreu em 30 de setembro de 1967.

De 2018 a 2021, a casa foi também espaço de formação para um grupo de aspirantes mais adultos.
Em dezembro de 2021, a paróquia São José (Osvaldo Cruz) foi elevada a condição de Santuário Diocesano por Dom Luiz Antônio Cipollini, bispo diocesano.
A comunidade religiosa atende não só as três paróquias acima, mas também apoia e atua em outros organismos da cidade como: Santa Casa de Misericórdia, Asilo São Vicente, CATOC (Centro de Apoio Terapêutico de Osvaldo Cruz – Dependentes químicos).