Religiosos realizam encontro de Espiritualidade na Comunidade Terapêutica Fraternidade São Gabriel da Virgem Dolorosa em Itú/SP

A proposta medular da Espiritualidade Passionista é o Mistério Pascal de Jesus. Os religiosos Passionistas fazem deste mistério o centro de suas vidas e com amor se dedicam ao seguimento do Crucificado. A partir da realidade presente nos “crucificados” de hoje pela falta de sentido profundo da existência humana, buscamos promover o conhecer e meditá-lo profundamente, para encontrar uma união íntima com Deus (cf. Cons.65). Foi neste impulso que os religiosos estiveram na Fraternidade São Gabriel da Virgem Dolorosa (Comunidade Terapêutica), anunciando o Evangelho da Cruz aos filhos prediletos. O encontro aconteceu durante dois dias (15 e 16/11). Na programação constavam palestras, partilhas, reflexões e celebrações Eucarísticas.

O encontro foi enriquecido pelo empenho e participação dos religiosos: Cl. José Romário, cp; Cl. Pedro Antunes, cp; Wilian Fideis, cp; e do Diác. Valter Cavalcanti, cp. Para o Religioso Luiz Carlos, cp – membro da Equipe de Espiritualidade Passionista – o momento foi um caminhar em conjunto para amadurecimento da fé e fortalecimento a partir do Evangelho da Cruz. Ele afirmou: “A sabedoria da Cruz nos impele a sermos peritos no conhecimento da Paixão de Cristo e, a partir dela, enxergarmos também a paixão dos homens. Assim, durante esses dois dias buscamos anunciar o amor de Deus, manifestado no Mistério Pascal de Cristo, por cada um de nós. Também buscamos provocá-los a um autoconhecimento, para amadurecimento de sua fé, vida fraterna e maturidade humana. Buscamos evidenciar, pelo Evangelho da Cruz, que cada um dos assistidos que estão aqui é amado por Deus e faz parte do Seu corpo místico; são coerdeiros da graça de Deus. A cada história partilhada, enxergamos, ouvimos, com respeito, e isso também nos ajuda a compreender nossa vida e nosso apostolado na Igreja.

O Pe. Arlindo Vieira, cp – Diretor Espiritual – que acompanha o projeto por parte da Congregação Passionista (Província Getsêmani), destaca que o momento foi de autoevangelização: “Nós, enquanto religiosos, somos muito mais evangelizados do que evangelizamos. Ouvimos cada história com o coração e buscamos, à luz do nosso carisma, direcioná-los para uma vivência mais humana e fraterna, a fim de alcançar a sobriedade e voltar para suas famílias, restaurados na graça de Deus.”

Sobre a Fraternidade:

A Comunidade Terapêutica Fraternidade São Gabriel da Virgem Dolorosa é um ambiente estruturado para promover o tratamento, recuperação e reintegração social de indivíduos com dependência química. É um ambiente seguro e acolhedor que possui equipe multidisciplinar, terapias individuais e grupais, atividades recreativas e educativas, além das atividades espirituais.

É um projeto social da Província Getsêmani em parceria com a Fraternidade O Caminho -comunidade católica cujo carisma é acolher pessoas em situação de rua, oferecendo alimentação, tratamento e uma oportunidade para uma vida diferente.