Religiosos Passionistas são instituídos leitores e acólitos

Nesta sexta-feira (15/09) Festa de Nossa Senhora das Dores – Padroeira da Congregação Passionista – quatro religiosos Passionistas, da Província Getsêmani, que residem na Comunidade Passionista São José e Nossa Senhora das Dores, no Rio de Janeiro, deram mais um passo rumo à ordenação presbiteral. Os religiosos foram instituídos no ministério do Leitorato e do Acolitato.  O rito aconteceu durante a Santa Missa, presidida pelo Superior Provincial, Pe. Leudes Aparecido de Paula, cp na Igreja Matriz de São José e Nossa Senhora das Dores no bairro do Andaraí no Rio de Janeiro/RJ.

As instituições fazem parte do processo formativo do candidato ao presbiterato que, depois de alguns anos de formação, segue dando passos significativos ao futuro exercício do ministério ordenado (padre).

O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, fazer a leitura da Palavra de Deus. E assim, tanto na missa como em outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura. O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo nas celebrações.

Os novos leitores e acólitos instituídos são: Anderson Carlos Ramos, cp; Francisco Maria da Esperança, cp; José Eduardo Laureano, cp e Valter Cavalcanti de Albuquerque, cp ambos cursam o 3° ano de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Rezemos pelos nossos irmãos para que sejam perseverantes no anúncio do Evangelho da Cruz e da Esperança.