Impulsionados pelo ardente desejo de reunir companheiros para viverem em comum e anunciarem o Evangelho de Cristo aos homens, os religiosos Passionistas da Província Getsêmani pausam suas atividades apostólicas e pastorais para aprofundar sua vida de oração. O retiro iniciou-se nesta segunda-feira (22/07), com a celebração da Santa Missa presidida pelo pregador Dom Lindomar Rocha Mota – Bispo da Diocese de São Luís de Montes Belos – Go – e se estende até a próxima quinta-feira (25/07).
Este momento é de grande importância para a vida espiritual dos religiosos que mantém vivo o desejo de São Paulo da Cruz, fundador dos Passionistas, que inculcava com resistência sobre a importância do retiro espiritual. “Vivendo em oração diante de Deus e entre os homens, a nossa Comunidade participa da atitude da Igreja orante. Movidos pelo Espírito de Deus, graças à filiação divina que recebemos, clamamos ‘Abbà! Pai’. Em união com Cristo, louvamos a maravilhosa obra de Deus, contemplamos o mistério da salvação em Jesus Cristo e colaboramos na sua expansão, enquanto aguardamos sua manifestação no fim dos tempos. (Const. n.38).
Neste momento, à luz do Evangelho, examinamos à nossa maneira de viver e nos interrogamos se a nossa oração exerce influência eficaz na nossa própria vida, na comunidade e no nosso ministério apostólico. O tema é inspirado no Evangelho de Mateus (28,20), “Eis que estou convosco todos os dias” e convida para um mergulho íntimo no amor misericordioso do Pai que nos acolhe e nos envia em missão.
O retiro acontece no centro de Espiritualidade Passionista – CEPA, na cidade de Ponta Grossa, interior do Paraná. Rezemos pelos religiosos para fazerem um frutuoso retiro.