Projetos Sociais

Em praticamente todas as nossas paróquias passionistas desenvolvem-se projetos de solidariedade humana e de cuidado com a criação e a casa comum. Além dos projetos sociais e de promoção humana, também incentivamos a formação da pastoral ambiental.

O fio condutor desse serviço é o projeto congregacional JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação), uma missão de cada religioso em particular e das comunidades religiosas como tal.

Parceria entre a Província Getsêmani e a “Fraternidade O Caminho”. É a continuidade de um projeto exclusivo da Província, iniciado em 27 de janeiro de 2013, originalmente chamado de “Comunidade Terapêutica São Paulo da Cruz”, localizado em um sítio de nossa Província, na cidade de Itú (SP). A parceria começou em 2022.

Atente em torno de 20 residentes em recuperação. São chamados de “filhos prediletos”. São homens, em sua maioria jovens, com dependência química e de precárias condições sociais. O objetivo prioritário é a libertação da dependência (drogas e álcool) e a recuperação da capacidade de viver e conviver em família e na sociedade. Não existe qualquer tipo de taxa para a permanência dos residentes e o tempo de permanência gira em torno de 9 meses.

Administração: 3 casais residentes (da Fraternidade O Caminho) e 2 voluntários (1 recuperado e outro consagrado) e conta com a presença de pelo menos 1 frei da Fraternidade (que se revezam semanalmente).

Manutenção: por conta da Fraternidade (doações e trabalho) e da Província (fornecimento do espaço físico e pagamento de água e luz).

A Província Getsêmani também designa 1 religioso – atualmente Pe. Arlindo Vieira – para o acompanhamento espiritual dos residentes e apoio a equipe administrativa.

A nossa Paróquia do Calvário com suas duas comunidades (São Paulo da Cruz e Santa Luzia) abre seu espaço para a venda de pães nas missas de final de semana, além de reservar parte da renda da Quermesse para tal projeto.