Av. N. Srª da Conceição, 327 – Porto das Caixas
Itaboraí – RJ – 24830-080
Comunidade Religiosa
- Pe. Sidnei da Silva, CP
- Pe. Siro da Silva Chaves, CP
- Pe. Wilson Ramos da Silva, CP
História
O arcebispo de Niterói, Dom José Gonçalves da Costa, desejava que o Santuário de Jesus Crucificado de Porto das Caixas (Itaboraí, RJ), fosse um centro de evangelização. Num encontro com o então provincial passionista, Pe. Arthur Someni, fez o convite para que a Congregação assumisse tal Santuário, tende em vista a sintonia entre o carisma passionista (Paixão de Cristo) e o próprio Santuário (Jesus Crucificado).
Em 17 de agosto de 1976, através de uma carta, o provincial passionista confirmou o pedido; ressaltando que a presença e missão passionista só poderia acontecer a partir de fevereiro de 1977. E assim aconteceu.
A tomada de posse foi no dia 27 de fevereiro de 1977. Dia significativo, pois a Congregação celebra neste dia a festa de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores. Presentes, além de muitos fiéis, o Arcebispo (Dom José), o Provincial (Pe. Arthur) e mais os PP José Lovera e Jairo Dall’Alba.
A Congregação assumiu o Santuário e mais duas Paróquias: Nossa Senhora da Conceição (Porto das Caixas) e São Pedro (Venda das Pedras), ambas no Município de Itaboraí. Posteriormente, a congregação deixou a Paróquia São Pedro de Venda das Pedras.
A residência original dos religiosos era ao lado do Santuário e pouco adequada a uma comunidade religiosa. Por isso, a Província adquiriu uma casa situada a 150 m do Santuário. Depois de reformulada e ampliada, foi inaugurada em 12 de novembro de 1979.
A missão passionista se dá em duas direções: a animação do Santuário com o atendimento aos romeiros e o pastoreio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e suas comunidades.