Encontro dos Superiores (as) Passionistas para retomada da Conferência Latino Americana Passionista (CLAP)
Durante muitos anos, a Congregação Passionista foi organizada por regiões. A antiga Província do Calvário e da Imaculada Conceição – que formam hoje a Província Getsêmani – faziam parte da CLAP (Conferência latino-americana Passionista). A CLAP envolvia todos os grupos da família passionista: religiosos (as) e leigos (as).
Com o processo de reestruturação, a Congregação passou a ser organizada em função das províncias (as chamadas Configurações) e não das regiões geográficas e a CLAP foi praticamente desativada.
O objetivo deste encontro foi a retomada do funcionamento da CLAP ou algo parecido. Foi convocado pelos PP Rafael Vivanco e Eddy Vasquez, Consultores Gerais.
Aconteceu nos dias 8 a 10 de maio de 2023, na casa de retiros Santa Cruz (Passionista) em Medellin – Colômbia. Participaram 17 religiosos/as representantes das Províncias Passionistas (feminina e masculina) e do Instituto Secular da Paixão de diversos países da América Latina.
O encontro ocorreu em função de algumas perguntas: O que significou a CLAP? Onde paramos no caminho que vínhamos percorrendo na antiga CLAP? E o objetivo das respostas foi definir os valores, objetivos e linhas de ação para a família passionista na América Latina no presente e futuro.
O Padre Eddy organizou um excelente material sobre o caminho das comunidades passionistas na América Latina e Caribe desde os anos 1973 até 2005.
Foram convidados assessores para ajudar na reflexão, a saber: a Dra Claudia Avendaño que falou sobre valorizar o contexto sócio-político, a conjuntura e os desafios que vivemos como continente; o Padre Gabriel Naranjo, CM que abordou o tema: valorizar o contexto eclesial e da vida religiosa na América Latina e o Padre Tarcísio Gaitán, CP que fez uma iluminação bíblico-teológica sobre o tempo da aurora da vida consagrada.