Capítulo Geral da Congregação Passionista (2024)

O 48º Capítulo Geral da Congregação da Paixão de Jesus Cristo acontecerá dos dias 7 a 26 de outubro de 2024, no Casa Geral (Retiro Santos João e Paulo), em Roma.

Um Capítulo Geral serve para delinear os passos a serem dados nos próximos anos; com normas, orientações, projetos e reflexões. E isso em âmbito geral, ou seja, para todos os passionistas do mundo inteiro. Com isso, as configurações (agrupamento de províncias), as províncias, vice províncias, comunidades, religiosos e leigos em particular terão elementos para encaminhar a vida e a missão segundo os rumos traçados pelo Capítulo.

O mesmo acontece a cada 6 anos e este foi convocado pelo atual Pe. Geral Joachim Rego no dia 7 de outubro de 2023. Participarão 80 membros, sendo 36 “ex officio” (em razão do cargo que ocupam: Geral, Conselheiros, Provinciais etc.) e 44 delegados (eleitos pelos religiosos das diferentes regiões do mundo). Na época da convocação, os passionistas contavam com aproximadamente 1700 religiosos.

O tema do Capítulo Geral será: “Aqui estou, envia-me” – A Paixão de Cristo: nossa fonte de vida e missão. A iluminação bíblica vem de Mateus 14, 22-33 (Jesus caminhando sobre as águas).

“Jesus mandou os discípulos subirem à barca e passarem para a outra margem. Os forçou, os obrigou a ir. Não lhes deu opção. Viram-se obrigados e empreender uma viagem juntos em obediência e confiança na ordem de Jesus, mas sem sua presença física com eles. A viagem tinha como término um destino não revelado e uma situação desconhecida, “a outra margem”. Sem dúvida, ao longo do caminho os discípulos encontram grandes dificuldades que os superam e paralisam por medo. Perdem a confiança e o medo se apodera deles, até que encontram a presença familiar de Jesus, sua fonte de esperança e de vida”. (Pe. Joachim Rego)

O logotipo foi criado pelo Pe. Juan Manuel Benito, CP. Tem uma borboleta sobre uma cruz sem vida para simbolizar um caminho de esperança e ressurreição, uma vez que tal animal, pela metamorfose, é um símbolo da ressurreição. A metodologia seguirá o método ver-julgar-agir-avaliar-celebrar.

O Capítulo contará com a assessoria profissional do Pe. Yago Abeledo (missionário na África) e de José Villoslada (leigo).