Texto: Mc 10, 46-52
Objetivo: Conhecer-se para buscar soluções para a vida.
O texto acima, pode nos trazer muitas luzes.
Em primeiro lugar, o cego de Jericó, cidade habitada mais antiga do mundo, descobre que é cego. Ele sabe que há pessoas que enxergam. E é isto que lhe falta na vida. Não pode ver as coisas e dar passos mais seguros. E é esse o fator que o leva a buscar solução para a sua cegueira. Se ele achasse que não lhe faltaria nada, não buscaria.
Isso pode acontecer conosco. Se não descobrimos o que nos falta, não buscamos mudar. Assim, na história do fariseu e do publicano. O fariseu achava que era perfeito e santo. O publicano reconhece e sai do templo mudado. Penso em mim nesse momento, porque reconheço que me faltam muitas coisas inclusive a saúde física, porque minha coluna está em péssimas condições. Mas, penso também nos muitos defeitos, problemas e necessidades de mudanças.
Se reconheço, posso fazer como o cego que começa a gritar e pedir socorro. Espera que Jesus possa ajudá-lo, porque lhe dizem que Jesus está passando. Ele grita e busca. Ele espera a cura e que possa ver. Faz uma confissão de fé, talvez melhor do que a de Pedro (cf Mt 16). Coloca Nele sua esperança de ter luz na vida. E Jesus o chama.
A pergunta de Jesus é muito importante e mostra a necessidade de descobrir nosso problema e de querermos mudar a situação. Jesus pergunta: “O que queres?” E o cego lhe diz que quer ver. Aqui também eu me vejo mergulhado na escuridão. Nem sempre grito nem espero que Jesus pare e me cure. Fico no meu canto e não corro atrás de Cristo, largando minha capa como cego. A capa do cego pode lembrar muitas coisas, como apegos, conforto e não desejar correr para encontrar minha visão, sobretudo a visão da fé. Nossa fé anda pequena. Porque, se tivéssemos fé, transportaríamos montanhas. A capa do cego talvez serviria também para pedir esmolas. Agora ele toma a vida em suas mãos e parte com Cristo para o discipulado e não recua sequer diante da morte de Cruz, seja de Cristo, seja a própria morte. E “seguia Jesus pelo caminho”.
Na verdade, a luz da fé explica muito nossa vida e até nosso futuro. A fé é uma luz que nos mostra onde pôr o pé no mundo esburacado e quebrado. Quem tem fé sabe para onde vai e até mesmo de onde veio. Quem tem fé encontra um sentido na vida. É o que nos falta muitas vezes nas estradas que percorremos. Caminhamos no escuro e, muitas vezes, sem vontade de continuar e perseverar. É preciso tomar consciência, comprometer-se e seguir o mestre até o fim, largando nossas capas.
O cego descobre que Cristo poderia curá-lo. Muitos gritam para que ele deixe de gritar. Não querem ser atrapalhados e não se interessam com a vida triste, isolada e marginalizada do pobre homem. Não querem mudanças e não se interessam pela triste situação dos outros. Mas, ele tem esperança e é por isso que se aproxima de Jesus.
Com meus olhos de carne posso não ver Jesus, mas posso acreditar que Ele está aqui comigo e pode me ajudar na cegueira que me acompanha pela vida afora. Não devemos fazer como as pessoas que mandam o cego calar e não querem as mudanças sociais e outras tão necessárias no mundo de hoje.
Jesus cura o cego e pode me curar, se tiver a luz da fé como o cego. Jesus lhe diz: “Tua fé te curou…” e outras vezes: “Vai em paz”. Isto nos leva a acreditar que não basta descobrir nossos problemas, mas acreditar e ter a coragem de correr atrás de Jesus, superando nossos problemas e misérias. E o texto que lemos nos diz que o cego queria ir atrás de Jesus após a sua cura. Será também nossa atitude. Juntar-se a Jesus e correr.
Será muito oportuno examinar o que você deseja no seu mundo tanto na vida espiritual como material, tanto pessoal, comunitária e até mundial. Com frequência, esperamos apenas coisas mundanas, como poder, honra e glória, que são lembrados pelo apóstolo Paulo em suas cartas. Repasse bem seus desejos, vontades e lutas para conquistar um futuro melhor, até mesmo para depois de sua morte.
Veja bem sua situação de vida. Não apenas no aspecto moral, mas também psíquico e corporal. Não se conforme, porque não existe uma linha reta na vida. Ou você sobe ou desce, cresce ou recua. Vá em frente com Jesus.
- Quais esperanças habitam seu mundo espiritual e material.
- Você consegue descobrir seus problemas e necessidades?
- Você tem coragem de andar no escuro como o cego e procurar Jesus para ver?