Santa Gema – Montevideo

C.C. 15.220 – Roma 2540

12200 Montevideo – Uruguay

Fone: +538 2514-0630


Comunidade religiosa

  • Pe. Carlos Gustavo Saracini, CP
  • Pe. Federico José Soneira, CP
  • Pe. Gilberto dos Santos, CP

História

A presença passionista no Uruguai começou com a atividade missionária de Pe. Eugenio Ryan em 1887, em Salto.

Em 1914 acontece a primeira missão passionista em Montevideo. Mais adiante, no ano de 1921, o Superior Geral aprovou uma fundação na cidade. E, a partir de 1935, após uma breve presença na capela de São Carlos Borromeo e no bairro Peñarol, a comunidade se instala no prédio atual. No ano seguinte, é inaugurado no velho galpão a capela do Amor Misericordioso. Em 1943 é colocada a pedra fundamental do Retiro Santa Gema Galgani e em 1951, inaugura-se a igreja Santa Gema.

Em 1950 o Pe. Pedro Richards, CP, começa o projeto do Movimento Familiar Cristão (MFC). Em 1955, diante da dificuldade de conseguir uma casa de retiros para os casais, se constrói e inaugura a casa de retiros Nazaré.

Em 1965 a igreja Santa Gema torna-se paróquia. Sendo o Pe. Juan Maria Avendaño, o primeiro pároco, junto com os P.P. Pacífico Gasparini e José Carrroll.

As primeiras Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) surgem em 1973. E esta torna-se a marca característica desta paróquia passionista. São COMUNIDADES porque formadas por um grupo restrito de pessoas que partilham a fé, a vida, a convivência e o compromisso social. São ECLESIAIS porque partilham a Palavra e a vivência sacramental. São BASE porque são fortemente laicais e comprometidas com os pobres.

Com o tempo, o espaço físico foi se abrindo para vários grupos e projetos sociais, como: escoteiros, de dependência química, de mulheres, de jovens etc. Existe um projeto específico para os jovens denominado “Rompe cabeças”.  

Atualmente, a casa de Nazaré está alugada para o poder público e destinada a projetos sociais e a paróquia conta com 11 comunidades eclesiais de Base.