Família Passionista

O carisma passionista é como uma árvore com vários ramos. No decorrer do tempo, foram surgindo diferentes movimentos eclesiais inspirados no ideal de São Paulo da Cruz. Apresentamos aqueles que estão presentes na área de atuação da Província Getsêmani.

RELIGIOSOS PASSIONISTAS

Fundados por São Paulo da Cruz em 1720. É o único grupo masculino de religiosos passionistas. No Brasil, além da Província Getsêmani, tem a Província Exaltação da Santa Cruz (Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Acre, Paraíba).

MONJAS PASSIONISTAS

É a expressão maior da dimensão contemplativa do carisma passionista.
Foram fundadas por São Paulo da Cruz, em 03 de maio de 1771,  com a inauguração do primeiro mosteiro passionista em Tarquinia (Itália).
A co-fundadora das Monjas Passionistas é a Venerável Madre Maria Crucifixa de Jesus. Com 20 anos de idade, ingressou no Mosteiro Beneditino de sua cidade. Teve por Diretor Espiritual São Paulo da Cruz.  Com a fundação do Mosteiro de Tarquínia, autorizada pela Santa Sé, passou para o mosteiro passionista, na qualidade de Co-fundadora.
No Brasil, estão presentes em três mosteiros.

IRMÃS PASSIONISTAS DE SÃO PAULO DA CRUZ

Fundada por Maria Madalena Frescobaldi Capponi, em Florença (Itália), no ano de 1815. A fundadora era então viúva e tinha um filho. Ela abriu uma casa para acolher jovens vítimas da prostituição, decididas a dar um novo rumo às suas vidas. Entre elas, quatro decidiram se consagrar a Deus na obra. Outras jovens também se juntaram ao projeto. E assim foi-se consolidando uma nova congregação religiosa, inspirada no carisma passionista.
No Brasil, estão organizadas em três províncias.

IRMÃS DA SANTA CRUZ E PAIXÃO

Fundadas por Elizabeth Prout, em Machester (Inglaterra), no século XIX. Ela se converteu ao catolicismo por influência dos primeiros passionistas que chegaram a Inglaterra:  Beato Domingos da Mãe de Deus e Pe. Gaudencio Rossi.  O seu projeto inicial era de um grupo dedicado ao serviço espiritual e social, sobretudo das pessoas mais pobres. Com o tempo, o seu grupo foi se integrando ao carisma passionista até o reconhecimento oficial da Santa Sé. As primeiras irmãs fizeram os votos em novembro de 1852.
Estão presentes na Argentina.

INSTITUTO MISSIONÁRIO SECULAR DA PAIXÃO (IMSP)

Surgiu na Itália (1968). São leigos (solteiros, viúvos ou casados) que se consagram por voto a viver o carisma e missão passionistas na própria família e em meio aos compromissos profissionais, eclesiais. Não tem obrigação de vida comunitária. Estão presentes em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA).

CONFRARIA DA PAIXÃO

Surgiu na época de São Paulo da Cruz – mais precisamente em 1755. Tem uma característica mais devocional e caritativa. Em nossa Província, a Confraria da Paixão foi fundada em 1922, na igreja do Calvário. Usam fita e medalha. Não fazem votos.
Estão presentes na igreja do Calvário e outras da Província Exaltação da Santa Cruz.

COMUNIDADES LEIGAS PASSIONISTAS (CLPS)

São comunidades formadas por leigos/as, comprometidos a viverem em seu estado de vida o carisma passionista. Compartilham o carisma conosco. Existem em muitas de nossas paróquias e fora delas.
São orientados a inserirem nas diferentes pastorais e em serviços de promoção humana e ecológica.