Apresentação do novo administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e do Santuário de Jesus Crucificado em Itaboraí/RJ

No domingo (07/06), Dom Geraldo de Paula Souza, CSrR – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói – apresentou o novo administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e do Santuário de Jesus Crucificado, distrito de Porto das Caixas, município de Itaboraí/RJ.

No início da celebração o bispo fez a leitura da provisão que nomeia o Religioso Passionista Pe. Siro da Silva Chaves, cp – como administrador paroquial. O padre Siro já atuava na paróquia como vigário e agora assume a função de administrador paroquial e do santuário. O Pe. Sidinei da Silva, cp – atual vigário, continuará auxiliando como vigário paroquial e Diác. Valter Cavalcanti de Albuquerque, cp também ajudará pastoralmente na comunidade religiosa. Impossibilitado de participar, o Superior Provincial dos Passionistas, Pe. Leudes Aparecido de Paula, cp enviou dois representantes, os padres: Francisco das Chagas Silva Marques, cp e o Pe. Arlindo Vieira, cp ambos são membros do Conselho Provincial.

SOBRE O SANTUÁRIO:

A imagem do Crucificado que está presente na igreja é de origem franciscana (artista desconhecido). Estudiosos disseram que a expressão do Crucificado retrata fielmente a hora do martírio. No “livro da história dos franciscanos” há vários depoimentos de devoção e milagres aos pés do Crucificado.

A igreja de Nossa Senhora da Conceição teve sua origem com os jesuítas e, em uma de suas pedras, ainda guarda um marco da fé: a data de 19 de maio de 1595. Ali se encontra hoje a imagem de Cristo Crucificado.

Em 1644, surgiu outra capela. A capela de Santo Antônio de Sá, a poucos metros da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que recebeu a imagem de Jesus Crucificado. Com o tempo, a capela de Santo Antônio de Sá foi desativada, mas ainda permanece em ruínas, na rua Nossa Senhora da Conceição.

Milagre – Na tarde do dia 26 de janeiro de 1968, o menino Niromar Macabu, coroinha, quando limpava o altar e apagava as velas, viu gotas de sangue pingando da imagem de Jesus Crucificado. Fenômeno testemunhado pelo padre Carlos Guillema e muitos outros fiéis, inclusive médicos.

Devido ao grande fluxo de fiéis e, sobretudo, o fato de ser dedicado a Jesus Crucificado, o arcebispo de Niterói convidou os passionistas para assumirem o santuário. Aos 27 de fevereiro de 1977, dia de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, foi a tomada de posse. A celebração (missa das 11:00) foi presidida por Dom José Gonçalves da Costa, então arcebispo de Niterói. Contou com a presença do Pe. Arthur Somensi, provincial dos passionistas.  O Pe. José Maria Lovera foi nomeado o primeiro reitor.

Rezemos pela comunidade religiosa e seu apostolado no distrito de Porto das Caixas, para serem firmes na fé e no apostolado da Cruz.