VISITA CANÔNICA A COMUNIDADE PASSIONISTA SÃO SEBASTIÃO EM SÃO CARLOS/SP

Cumprindo a agenda de visitas canônicas, o Superior Provincial, esteve na Comunidade Passionista São Sebastião, localizada na cidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo. O encontro aconteceu de  01 a 3 de julho (2024), entre o Pe. Leudes Aparecido de Paula, cp e os religiosos residentes da referida comunidade: Pe. Fernando Oliveira, cp; José Jailson, cp; Mauro Odoríssio, cp e o Ir. Fernando Groff, cp.  O Pe. Arlindo Vieira, cp – membro do Conselho Provincial – esteve acompanhando o Superior Provincial. 

Na comunidade religiosa residem dois idosos, o Pe. Mauro Odoríssio que se encontra bem, conforme suas limitações em decorrência da idade, mas segue se dedicando a vida oracional e em seus escritos; O Ir. Fernando Groff, esteve hospitalizado nos últimos dias, mas agora está sob os cuidados na comunidade religiosa e conta com assistência de médicos e enfermeiros. Por questões de conforto e preservar seu momento de recuperação, o irmão Fernando não aparece na fotografia da comunidade religiosa abaixo, mas segue sua recuperação conforme orientação médica e assistência espiritual.

A visita canônica é um instrumento constitucional dos Passionistas que prevê nos artigos 124 e 152 que o Superior Provincial e seus auxiliares possam acompanhar de perto os religiosos no desempenho de suas atividades apostólicas, formativas e eclesiásticas. É instrumento de união  fraterna, que foi frequentemente usado por São Paulo da Cruz, nosso fundador, para estar mais próximos dos religiosos e os animá-los na vida oracional, formativa e apostólica. Também nesta ocasião são consultadas as autoridades eclesiásticas e as lideranças leigas sobre o desempenho apostólico dos religiosos na Igreja particular.

A Missão Passionista em São Carlos/SP é desenvolvida na Paróquia de São Sebastião, localizada na Avenida Dr. Carlos Botelho, 2371 – Centro. O atual Pároco é o Pe. Fernando Oliveira, cp que conta com o auxílio do vigário: Pe. José Jailson, cp nas atividades pastorais.

VISITA AO MOSTEIRO PASSIONISTA

O Pe. Leudes Aparecido de Paula, cp – Superior Provincial e o Pe. Arlindo Vieira, cp – Conselheiro Provincial, – estiveram reunidos, na última quarta-feira (03/07), com as Monjas do Mosteiro São Paulo da Cruz, que também fica localizado na cidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo, para uma visita fraterna. 

Sobre as monjas: 

São Paulo da Cruz acalentou a ideia da fundação de um mosteiro de religiosas Passionistas desde o tempo que trabalhava para a fundação do primeiro retiro Passionista no monte Argentário em 1734.

O Instituto das “Religiosas da SSa. Cruz e Paixão de Jesus Cristo”, chamada comumente “Monjas Passionistas”, teve origem em 1771 em Corneto (hoje Tarquínia), por obra de São Paulo da Cruz, tendo como Superiora Madre Maria Crucifixa de Jesus. Mediante a direção espiritual, Paulo formou Maria Crucifixa na espiritualidade Passionista e a preparou para ser a primeira animadora e Superiora do novo Mosteiro.

São Paulo da Cruz escreveu, em diversas etapas, a regra para as monjas que, na sua primeira redação, parece já estava completa em 1767. O Papa Clemente XIV, a 03 de setembro de 1770, aprovou, com rescrito, as regras do novo Instituto feminino passionista. Foi certamente um grande acontecimento, para a atuação e irradiação total do carisma passionista.

A vida do mosteiro iniciava-se a 03 de maio de 1771, festa da invenção da Cruz, com as onze primeiras aspirantes que aí entraram juntamente com Jesus Eucarístico.

A partir da segunda fundação em Mamers, França, em 4 de abril de 1872, a expansão foi rápida… Hoje as Monjas Passionistas se encontram na Itália, Espanha, França, Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Brasil, Indonésia, Filipinas, Japão e Coréia do Sul.